https://ateupoeta.blogspot.com/2020/09/mestre-de-si-mesmo.html
MESTRE DE SI MESMO
Algumas vezes achei ter criado movimentos novos, na capoeira principalmente, mas depois descobri que pelo menos parte deles já existiam em artes marciais diferentes das que eu treino.
Nem tudo que a gente pensa criar é de fato criação, às vezes é uma descoberta sem intermediador. Isso acontece quando se treina sem mestre.
No caratê o Eveline se surpreendia por eu entender a complexidade de alguns golpes em sua completude, desde que ainda era faixa-branca, mas acredito que isso se dá por eu ter anos já anteriores de capoeira, mesmo não conseguindo fazer muitos movimentos, até mesmo quando era bem magro e não tendo hérnia de disco, o fato de compreender a extensão de alguns movimentos dá a habilidade de evitá-lo, desviando ou segurando-ló e mandar o contra-ataque mais forte ou antecipá-lo aplicando o contra-ataque do contra-ataque antes do oponente ter a change de completar o seu movimento, mesmo sendo mais lento que ele, e até não tento a mesma força talvez, sendo imprevisível quando se espera a previsibilidade.
É engraçado quando lhe subestimam e você aplica o revide muito acima de qualquer coisa esperada. Isso acontece tanto nas artes marciais quanto na política e na vida.
É necessário sempre se reinventar para conseguir tal feito. Não é fácil e há lições que nenhum mestre consegue ensinar, aí você tem que aprender a ser mestre de si mesmo.
Ateu Poeta
10/09/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário